Curso: Diretrizes clínicas e a prática de cuidado de Doenças Crônicas Não Transmissíveis na Atenção Primária à Saúde [INSCRIÇÕES ENCERRADAS]
Curso a distância, com 7 módulos, sendo um módulo inicial sobre diretrizes clínicas (internacionais e brasileiras) e seis outros módulos sobre o processo de cuidado (rastreio, diagnóstico, tratamento e monitoramento), no contexto da atenção primária a saúde (APS), de doenças crônicas prevalentes entre pacientes idosos com multimorbidade, sendo elas: hipertensão arterial, insuficiência cardíaca crônica, angina estável, fibrilação atrial, doença arterial coronariana, hipercolesterolemia, diabetes mellitus, osteoartrite, osteoporose, doença pulmonar obstrutiva crônica, asma, refluxo gastroesofágico, demência, depressão e hiperplasia prostática benigna.
Nos módulos referentes ao cuidado das condições crônicas serão abordadas questões que vão desde rastreio e diagnóstico até o tratamento não farmacológico, farmacoterapia e monitoramento, sempre de acordo com o que foi apresentado pelas diretrizes clínicas internacionais e também considerando aspectos da realidade local dos serviços e sistema de saúde brasileiros. Serão destacadas as situações para as quais houve mudança recente no que é preconizado e também o que pode ter sido discrepante na comparação entre recomendações de diferentes diretrizes clínicas.
Espera-se que os participantes possam contribuir para um processo de validação de materiais de apoio para profissionais de saúde da rede de atenção à saúde pois durante o curso prevê-se que os participantes também contribuam com a validação de recomendações de diretrizes clínicas internacionais de forma a adaptá-las a nossa realidade local. Essa será uma das atividades do curso, sendo realizada no próprio ambiente virtual do curso enquanto o participante cursa os módulos. O curso será autoinstrucional, ou seja, realizado de forma que o participante tenha controle do processo de aprendizagem uma vez que pode determinar seu ritmo de conclusão das atividades previstas por não prever interação com tutores ou momentos de atividades síncronas.