Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas entre Crianças e Adolescentes em Situação de Rua nas 27 Capitais Brasileiras – 2003
O CEBRID realizou anteriormente quatro levantamentos sobre o uso de drogas entre crianças e adolescentes em situação de rua. O primeiro levantamento foi realizado há quase vinte anos (1987) com financiamento do Ministério da Saúde, abrangendo três capitais brasileiras (Porto Alegre, Salvador e São Paulo). O segundo levantamento (1989) contou com apoio das Nações Unidas, e o terceiro (1993), ampliado para cinco capitais (Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo), foi financiado pela União Européia. O quarto (1997) voltou a contar com o apoio do governo brasileiro, dessa vez pelo Ministério da Justiça, tendo sido realizado em seis capitais (incluindo Brasília).
O significativo consumo de drogas foi observado em todos os anos e em todas as capitais avaliadas, mas com peculiaridades regionais importantes em relação ao padrão de uso e tipo de drogas usadas. A realização sistemática desses levantamentos tem permitido avaliar as mudanças ocorridas ao longo dos anos, fornecendo subsídios para o desenvolvimento de programas preventivos mais realistas.
Dando continuidade a esse acompanhamento, CEBRID e SENAD, com apoio financeiro do governo brasileiro e da CICAD (Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas), decidiram realizar um novo levantamento no ano de 2003 e, para respeitar ainda mais a nossa diversidade, optaram por ampliar o levantamento para todas as 27 capitais brasileiras. Pela primeira vez, portanto, torna-se possível avaliar a questão dentro de uma perspectiva nacional.
Apesar de tratar-se de um estudo quantitativo epidemiológico, convidamos os leitores desta publicação a tentar olhar além dos números, entendendo que cada um deles representa uma história de uma criança ou de um adolescente, cidadão brasileiro, que está inserido em um contexto do qual fazemos parte. Além disso, a nossa responsabilidade não é apenas de conhecer e aceitar esta realidade, mas principalmente pelos processos de mudança que podemos começar a construir. Esperamos que esta publicação possa contribuir de alguma forma para esse processo de mudança.
CEBRID
Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas