VI Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio das Redes Pública e Privada de Ensino nas 27 Capitais Brasileiras – 2010
A realização deste VI Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública e Privada de Ensino nas 27 Capitais Brasileiras constitui uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD, em parceria com o Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas da Universidade Federal de São Paulo – CEBRID/UNIFESP, com o intuito de conhecer a prevalência e os padrões de consumo de drogas e suas conseqüências sobre os estudantes brasileiros de ensino fundamental e médio.
Esse diagnóstico está amparado nas diretrizes da Política Nacional sobre Drogas – PNAD, que reafirma a importância estratégica da realização contínua de estudos e pesquisas, de forma a contribuir para a construção de séries históricas sobre o tema e monitorar a evolução do fenômeno.
À luz dessa orientação, os estudantes de ensino fundamental e médio constituem a população sobre a qual mais se produziu conhecimentos sobre o uso de substâncias psicoativas, considerando que já foram realizados pelo CEBRID estudos semelhantes nos anos de 1987, 1989, 1993, 1997 e 2004.
O presente Levantamento, tal qual o anterior, realizado em 2004, abordou estudantes das 26 capitais brasileiras e Distrito Federal. Diferencia-se dos demais, no entanto, por ampliar o universo populacional abrangido, ao incluir a rede privada de ensino. Neste sentido, ao delinear um amplo
diagnóstico sobre a prevalência e os padrões de uso de diversas drogas, permite identificar as substâncias mais utilizadas por esta população, bem como os fatores de risco e proteção envolvidos.
Desse modo, objetiva-se que os dados produzidos por esta pesquisa gerem evidências científicas que subsidiem as elaboração e avaliação das políticas públicas setoriais e desencadeiem ações integradas e coordenadas dos diversos órgãos envolvidos no problema, assegurando maior efetividade às intervenções governamentais relativas à prevenção, ao tratamento e à reinserção social de estudantes brasileiros.
Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD